Seja gentil e a sua vida vai ficar mais bonita
Relacionamento e Comportamento

Seja gentil e a sua vida vai ficar mais bonita

Gentileza é uma palavra bonita com um significado mais bonito ainda. Seja gentil consigo mesmo, seja gentil com as pessoas dentro da sua casa, seja gentil ao sair de casa e esbarrar em uma pessoa estranha, seja gentil e agradeça, seja gentil e coopere com os objetivos dos que te cercam, seja gentil na fila do banco, do pão ou mercado, seja gentil e desenvolva um olhar simpático e solidário, seja gentil ao falar e ao expressar o seu ponto de vista. 

Como cultivar a gentileza?

  1. Seja capaz de elogiar o seu próximo. Seja capaz de elogiar quando um colega de trabalho for capaz de fazer algo bom que vai contribuir com o desempenho de um trabalho ou com os resultados do grupo.
  2. Seja capaz de reconhecer o lado bom das pessoas e não somente as suas manias, defeitos e hábitos que você considera ruim.
  3. Seja grato. Ninguém é obrigado a fazer nada por você. Se alguém te ajuda, te apoia, te socorre, estende a mão em momento difícil agradeça. Pratique a gratidão. A vida fica mais bonita.
  4. Deixe o seu celular de lado quando estiver conversando com alguém. Aprecie olhar dentro dos olhos do outro. Como você se sente quando está conversando com alguém que prefere ficar com os olhos grudados na tela? Não se sente bem, certo? Por isso, quando alguém confiar em abrir o coração para você guarde o celular e ouça. Ouvir é um gesto gentil que devemos colocar em pratica.
  5. Respeite as escolhas do outro. Respeite as decisões que o outro fez. Use o seu tempo para desenvolver a gentileza, mas também a compreensão e o discernimento de que o outro tem pensamentos, desejos, objetivos, projetos e uma história de vida diferente da sua.

Às vezes você pode se perder nas palavras, nas expressões e nos olhares. Isso acontece mais do que você possa imaginar. Às vezes o seu olhar pode ficar frio, duro, indiferente.

Como será que o outro se sente ao perceber que está recebendo um olhar duro, cruel e cheio de rejeição? Todos nós temos a nossa sensibilidade e nos afetamos com as palavras duras, com as palavras de ofensa, com as palavras iradas.

São as palavras bonitas que nos alimenta, são as palavras bonitas que nos abraçam e nos confortam em tempos difíceis e dolorosos. 

Sú Cursino

Criei o projeto "Palavra de fé ao seu coração" para motivar você a falar com Deus através de orações simples e espontâneas inspiradas na palavra de Deus na Bíblia Sagrada.

Escrevo diariamente e convido você a ler e se fortalecer espiritualmente.

Abraço na família,
Suélen Cursino

Você também pode gostar...

Deixe um comentário